sábado, 6 de fevereiro de 2010

Saúde: "Leite hidrata mais que a água"

Sim, acredite! O leite pode substituir o copo de água gelado ao qual recorremos depois das atividades físicas, pois tem uma digestão mais lenta e isso facilita a hidratação, segundo afirmam pesquisadores de Campinas e um estudo feito no Reino Unido.

O leite é capaz de contribuir mais que qualquer outra bebida no treinamento. Mais do que vontade, o nosso corpo sente a necessidade de repor o líquido perdido durante os exercícios. O leite magro é mais eficiente na reidratação do que a água ou até mesmo qualquer isotônico, bebida normalmente usada para repor líquidos e sais minerais.

A proteína do soro do leite também ajuda na regeneração do músculo lesionado durante a atividade física, sequestrando, ainda, radicais livres [os vilões responsáveis pelos "maltratos" promovidos pela ação do tempo, que não perdoa ninguém!] espalhados pelo organismo.

Segundo os pesquisadores ainda, quanto menor o intervalo entre a ingestão das proteínas do leite e o término da atividade física, melhor a resposta do corpo ao exercício. Todos os tipos de leite têm este potencial de hidratar e recompor os músculos. O que muda entre um e outro é o tempo de absorção no organismo.

O efeito do leite desnatado, por exemplo, é maior que o de soja, por ele manter por um período maior, mais elevadas as taxas de aminoácidos e estes aminoácidos são essenciais para a construção da musculatura.

E claro, além deste, o leite nos oferece inúmeros outros benefícios. Portanto, tomemos leite!


Fonte: Cristina Maia - Campinas, SP (Adaptado).



[ Devo ressaltar que essa informação não me é nem um pouco inédita, posto que um certo alguém (muito cheio de si e da razão, mas que, por acaso, estava certo...) já havia me alertado para tal benefício que o leite proporciona. E já imaginou?! Em meio a esse calorão dos últimos tempos, conseguir saciar a sede trocando água por leite!?! Confesso que tive alguma resistênia em acreditar... mas eis agora a mão à palmatória (pronto, falei!). E é verdade mesmo... leitinho gelado mata a sede e nos faz muito bem! ;o) ]


Nenhum comentário:

Postar um comentário