terça-feira, 5 de outubro de 2010

Quem tem medo???

Quem tem medo do lobo mau,
Lobo mau,
Lobo mau?
Quem tem medo do lobo mau?
Lá, lá, lá, lá, lá - LÁ!”

A chapeuzinho vermelho tinha. Os três porquinhos também. E com razão. O lobo deles era mesmo um lobão, feio, com garras e dentes afiados de verdade!


Mas... deixando de lado as estorinhas, e falando de vida real... a gente também se depara com um bocado de lobo mau todos os dias. E isso não é nada fácil. Dá medo pra caramba!


Seja ele como for, todo mundo tem ou já teve um lobo do qual temer.


Quem é seu lobo mau? O que te dá medo? O que te faz tremer na base? O que te leva a razão, o raciocínio, as reações e te paralisa?


É incrível como existem coisas que nos apavoram completamente! E o pior é que na grande maioria das vezes são coisas bobas, sem sentido.


Diz aí:


Quem nunca teve medo de se sentir envergonhado? De errar? De não dar conta do recado? De fazer alguma bobagem e ser ridicularizado? Ou mesmo de ter o orgulho ferido? De ser taxado erroneamente de algo que não é...?


Existem mil e um motivos pra que sintamos algum desses medos em algum momento da vida. Isso acontece todos os dias. No trabalho, na faculdade, e até em casa! Ter medo é natural. Falhar, também, não é o fim do mundo. O problema é deixar com que o temor que se tem a respeito de alguma coisa ou situação, sempre impere sobre você, permitindo que o que você não queria que acontecesse, aconteça.


E então, por conta disso, além de toda aquela sensação ruim da descarga de adrenalina [aquela que não faz bem] que recebemos em decorrência do pavor sofrido, instalado e visível nos olhos e nos joelhos, estamos sujeitos a perder oportunidades, decepcionarmos e sermos decepcionados, ficarmos magoados, traumatizados, taxados... ou até coisa pior.


Tá. Há que se erguer a cabeça e ser corajoso pra enfrentar essas bobagens. Disso, já sabemos. E aí, você me pergunta:


"Mas o que exatamente se deve fazer, então!?"


"Melhor ainda: COMO FAZER ALGUMA COISA?"


Uma vez, li algo que, muito recentemente, me voltou à memória com extrema força:


“Ser corajoso não é não ter medo.

É julgar que algo é mais importante e maior do que o medo que você sente”.


Além disso, antes de tudo e mais nada, mesmo sendo tolos humaninhos, pequeninos como somos, devemos nos lembrar que existe Alguém que zela por nós e que, se nos colocarmos em Suas mãos, não há motivo ou razão pra qualquer medo, seja qual for a situação em que estivermos. O brabo é que na "hora H" dessas bobagenzinhas, a gente vacila, vez ou outra.


Mas, acredite: não é nada que não possa ser reparado, mesmo que, algumas vezes, demore um pouco.


É, eu sei... tem gente que passa pelo lobo mau sem arranhões e chaga à casa da vovó saltitante e feliz da vida. E tem gente que sofre um pouquinho. A diferença aqui é estar mais ou estar menos preparado.


O importante disso tudo é que a experiência acontece, você vê que seu lobo mau não era assim tão peludo e sanguinário, e passa a enfrentar o que te botava pra correr de outra forma. Mesmo que, pra isso, você tenha que encarar o bicho 2 ou 3 vezes. No final das contas, todo mundo aprende.


E aí, é seguir adiante, caminhando pela floresta, sem medo de dar sempre o melhor de si.


“Quem tem medo do lobo mau?!

Dou-lhe um soco no nariz!

Eu dou-lhe um bofetão!

Eu dou-lhe um ponta-pé!

Derrubo ele no chão!”


by Jackeline Campos


Nenhum comentário:

Postar um comentário