segunda-feira, 17 de maio de 2010

Quem foi que disse que menina não entende de futebol?

Pra mulherada que pediu, vamos lá!

Eu sei, eu sei...

Cada dia mais cresce o nosso interesse por um dos grandes e famosos assuntos que, até pouco tempo, fazia muito mais parte do círculo dos meninos – FUTEBOL! Agora também é papo de mulher.


É campeonato estadual, nacional, internacional... é a pelada do fim de semana... é série A, B, C... grupo isso, tabela aquilo... ufa! Pra algumas de nós, isso tudo não passa de muita confusão e testosterona juntos! Mas pra outras [como eu], o tal esporte de preferência nacional já se tornou titular na lista dos nossos interesses.


E com o Campeonato Mundial [a Copa!] batendo à porta, então! É melhor ficar um pouquinho mais a par de tudo que rola pra não ficar perdida e aproveitar cada lance! Não basta se vestir de verde e amarelo, não é?


Sabe a tal discussão calorosa que acontece entre os rapazes da sua classe na escola, na faculdade e no trabalho, principalmente na quinta-feira pela manhã? E sabe aquela reunião aos sábados e domingos, à tarde, que seu pai, seu tio, seu irmão e seu namorado inventam e, que te matam de raiva? Pois é. Parte disso tudo é por conta dos Campeonatos Estaduais, que acontecem no início do ano, parte por conta da Copa do Brasil, da Libertadores da América, e parte por conta do Campeonato Brasileiro, que começa logo ao término dos Estaduais e dura o ano todo!


É, minha querida... ou você começa a entender o que se passa e entra na área com tudo ou vai ser colocada pra escanteio!


De forma bem básica e simples, funciona assim:


No Campeonato Estadual [os famosos Paulistão, Goianão, Carioca... e por aí vai] estão todos os times do seu Estado, divididos em séries, geralmente A, B e C apenas, conforme a “qualidade” de cada um, por assim dizer. Os melhores estão na série A, seguidos dos da série B e C. Em alguns Estados ainda existem as subdivisões. Cada Estado tem o seu campeonato com formatos e regras de classificação diferentes, embora alguns se assemelhem uns com os outros. O que importa é que ao final do campeonato, geralmente, 4 times [os últimos da tabela de classificação] da série A são rebaixados para a série seguinte, dando lugar a 4 times [os primeiros da tabela de classificação] da série B. Os 4 piores da série B também são rebaixados para a série C. E o que acontece com os da série C? Ah, não me pergunte, que eu não sei! Mas imagino que eles devem ficar escondidos em casa!


A Copa do Brasil é o segundo campeonato mais importante do País e, dele participam 64 times, pertencentes a todos os Estados e ao DF. Os times que participam desse torneio, não disputam a Libertadores da América no mesmo ano, e vice-versa, devido ao conflito de datas entre as competições. Em meio a um monte de regrinhas de classificação, de desempate, o destaque fica por conta da disputa no sistema “mata-mata”, em que 2 times jogam 2 vezes seguidamente, cada jogo com um deles como mandante [uma partida em “casa” e outra “fora”]. Ah, e vale lembrar que o vencedor tem vaga garantida na Libertadores do ano seguinte.


Já no Campeonato Brasileiro [o Brasileirão] estão todos os melhores times dos Estados. Esse, sim, é o principal campeonato do Brasil! É dele que surgem as melhores equipes que vão participar da Libertadores [os 4 primeiros colocados] e da Copa Sul-Americana [do 5º ao 12º colocado]. Assim como nos Estaduais, aqui há divisões em séries, que vão de A à D, com as conseqüentes ascensões e rebaixamentos dos times.


E por fim, a Taça Libertadores da América [ou Copa Santander Libertadores] é a competição entre os principais clubes da América do Sul. E de acordo com as suas regras de jogos e classificações, ao final, tem-se o campeão da Libertadores, que disputa a Copa do Mundo de Clubes da FIFA, que por sua vez, reúne os campeões de todos os continentes.


Caramba!!! Viu só?


E isso não é nada! Foi só um driblezinho no assunto pra não perder a bola no meio das conversas que norteiam os nossos círculos de amizade. Mas já deu pra entender alguma coisa, não é?


Esse é um universo riquíssimo, extremamente empolgante e envolvente. Elegendo um time do coração ou não, basta acompanhar a uma ou duas partidas com atenção, pra perceber que é impossível não se encantar por esse esporte fantástico e tão cheio de emoções! E assim, aos poucos a gente acaba por aprender as regras, os jargões, o estilo de cada equipe e passa a bater um bolão no quesito “sou menina, mas entendo um pouco de futebol”. Acredite, eu até já sei o que é um impedimento!!! rsrs


Vale a pena conferir!


Bola pra frente!



[Aos amigos que entendem muitíssimo mais do que eu, se algo estiver errado, por favor, me corrijam! ;o) ]


by Jackeline Campos


Um comentário:

  1. Muito bom Jackeline.

    Quem dera todas tivessem essa sensibilidade em entender o mundo masculino.rs...

    Abraço.

    ResponderExcluir